quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Cultura Pluralista

"Quando lhes contei que eu mesmo era um cristão, pareceu que eu havia acabado de dizer que tinha uma doença em estágio terminal e que sentiam empatia por mim, como se pensassem: "ah, isso é péssimo, coitado, coitado mesmo deste rapaz." 
                       Dan Kimball

Hoje estou aqui para falar sobre o trecho citado acima. Não quero ser ofensivo e nem usá-lo para criticar linhas de pensamentos, porém, gostaria de falar sobre o que muitas vezes ocultam-se em plataformas religiosas.
A verdade é que "programar" pessoas para que elas pensem, repitam e afirmem sua "fé" é bem mais fácil do que investir tempo ensinando-as a como transmitirem de forma amável, tranquila e não imposta, o que vêem sobre Deus.
O que posso perceber ao conversar com uma pessoa, principalmente se ela for um cristão-protestante, é que sua "fé" é a certa e as outras são erradas, cheias de demônios e heresias bíblicas, e sabem, como isso soa bem aos ouvidos (deles), mas o mundo em que vivemos no século XXI é de um povo de cultura pluralista, ou seja, temos vizinhos mórmons, ateus, católicos romanos, budistas, espiritas, bruxos e por ai vai, afinal, são tantas as formas de se declarar fé que o homem encontrou, que acabaríamos com as linhas deste texto se assim fôssemos citá-las. O que vejo é que os que se dizem cristãos-protestantes acabam sempre tendo a mesma retórica dogmática, pois parecem estar mais interessados em forçar as pessoas a aceitarem o "seu Deus" poderoso, do que ter uma conversa bidirecional, onde poderão não apenas falar e impor-se, mas ouvir e aprender.
Acabamos nos tornando ignorantes tanto no que cremos quanto no que os outros creem. Precisamos entender que uma fé burra, cega, papagaio (que só se repete o que dizem nas plataformas) e idiota (pois assim somos vistos por grande parte das pessoas em nossa cultura pluralista) não fará com que ninguém conheça a Deus.
Sei que muitos que estão lendo esse texto podem pensar que me esqueci do que diz a bíblia, em que vemos apenas um único Deus (Dt. 6:4 e Is 45:5) e que Jesus é o caminho que te leva a Ele (Jo 14:6 e At 4:12), mas não estou colocando isso em discussão, estou pontuando o que tem sido feito com a mente das pessoas que estão nas quatro paredes de uma igreja, sinagoga, capela ou o nome que quiser dar.
Precisamos encarar que argumentos velhos, inúteis e frases de efeito tem sido repassadas como se fossem a resposta que a sociedade precisa ouvir.
Cheguei certa vez a ler a seguinte frase de um pastor: "não se preocupem com o que pensam sobre nós, se somos os certos, Jesus é isso, a bíblia é aquilo...." e no meio da frase eu já estava pensando no que ia comer e não na importância que aquilo teria para mim.
Sabe, pessoas tem opiniões e ouví-las seria a melhor maneira de amá-las.
Não importa onde você está no mundo agora lendo esse texto, VOCÊ vive numa cultura pluralista, ou seja, está inserido no Areópogo moderno, e se falando em Areópogo, vale lembrar que Paulo o apóstolo neo-testamentário soube falar diante de um. Usou palavras, frases e argumentos inteligentes ao se dirigir ao público presente naquele momento (At 17:16-34), levando-os a amar a Deus e reconhecer o que Jesus fez.
Ah, por sinal quero ressaltar que Paulo usou de INTELIGÊNCIA para transmitir algo à aquela cultura pluralista.
Não devemos ter um discurso perturbador para que as pessoas nos deem ouvidos, precisamos mudar a forma que somos vistos pela sociedade em que estamos, precisamos aprender a não ser "políticos-brasileiros-religiosos" (apesar de grande, gostei dessa definição que acabo de usar , rsrs) mas é assim mesmo, onde procuramos defender apenas nossos interesses e do "grupo" que fazemos parte.
Caso não saiba, em muitos países somos vistos como um "câncer" e chega-se a ouvir nas ruas a seguinte frase, quando um vizinho comunica ao outro que agora é um cristão: "ah não você agora é um deles".
É... acho melhor parar por aqui hoje, pois já falei coisas demais, mas termino meu texto de hoje dizendo à você algumas coisas que julgo serem vitais para que a Igreja continue a sua missão:
- vivemos numa cultura pluralista.
- pessoas não querem ser chamadas de demônios.
- pessoas querem algo além de convicções dogmáticas advindas de uma boa retórica.
- igreja é hospital, e hospital que nega socorro, é julgado.
- é necessário valorizar mais a aprovação de Deus do que a aprovação do clero.
- não importa quem esteja na sua frente e o credo que professe, Deus tem algo importante para fazer na vida dela, e , se você partir deste ponto de vista numa conversa poderá traçar um belo relacionamento com essa pessoa.
Portanto, não importa seu credo, suas convicções (intolerâncias) e fé, os homens se harmonizam quando outros homens tem a capacidade de se relacionar sem se imporem, esmagarem ou insultarem uns aos outros, seja por "religião", "dinheiro" ou qualquer outra coisa.


3 comentários:

  1. Muitas pessoas agem de forma "robótica" e querem impor algo que não tem conhecimento e sabe apenas de ouvir falar.
    Uma certa vez ouvi uma história que retrata muito bem isto.

    A filha chegou para mãe e perguntou porque ela ao fritar um peixe o cortava pela metade e fritava cada parte de uma vez.
    A mãe disse: Eu aprendi vendo sua avó fazer assim.
    A menina não satisfeita foi até a vó e fez a mesma pergunta. A vó respondeu o mesmo: Eu olhava sua bisavó fazendo e aprendi assim.
    A menina foi até a Bisavó e perguntou:
    Bisa, porque você fritava metade do peixe de cada vez?
    A bisavó explicou que naquele tempo ela não tinha um jogo de panelas completo e que sua frigideira era pequena, portanto não cabia o peixe inteiro.

    Infelizmente, uma mentira dita várias vezes acaba se tornando verdade para alguns.

    ResponderExcluir
  2. Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
    Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
    Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

    2 Pedro 3:16-18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado "jonjon" pelos comentários. Tamo junto. Saudades

      Excluir