terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Convictos ou intolerantes?


"E se Jesus se apresentasse às pessoas de uma forma diferente do que todos dizem que ele se apresentaria?"
              Pr. Rafael Elian

"A bíblia não é um livro de regras,apesar de contê-las, não é um livro de punição,apesar de citá-las, mas sim uma carta de amor de Deus para a humanidade.

              Pr. Rafael Elian


Ao ver uma luz acessa no fim do túnel desta estrada chamada vida religiosa, nasceu em meu coração o desejo de escrever e deixar registrado algumas coisas que vejo.

Hoje, quem escreve é alguém que escolheu sair da fôrma em que foi "colocado", alguém que sabe que é apenas uma gota neste imenso oceano chamado "crenças". A verdade é que já a alguns anos, minha mente vem gladiando uma imensa batalha todos os dias, pois, as convicções que outrora me ensinaram, estavam deixando de serem vistas por mim como convicções e ganhando um formato de intolerância, afinal, todos os que não pensavam, professavam ou concordavam com o que eu dizia eram tidos por mim como errados.
Ao ler isso alguns podem pensar: "ele se desviou da fé, ele esfriou na fé", mas posso afirmar que pelo contrário, hoje talvez eu esteja mais firme do que antes e mais "quente" do que nunca.

A "igreja" criou um círculo de "perfeições", os quais todos os seus adeptos acabaram tomando para si e assim, escolas bíblicas ao longo dos séculos vêem propagando tudo acerca deste círculo de "perfeições", onde os errados são punidos, os que persistem no erro são banidos, e os que não "conseguem se enquadrar nas regras logo são marginalizados. Então, chegamos aonde chegamos, temos um alto índice de pessoas que se intitulam ex-cristãos, e agora os estudiosos da bíblia dizem que tais pessoas não tiveram um real encontro com Deus. E querem saber?! Concordo com eles, afinal, quando uma pessoa se achega à Igreja, ao invés de se apresentar Jesus (seu amor, sua misericórdia e Graça), apresentamos Jesus (o salvador do inferno) e logo em seguida nossa caderneta de regras que julgamos ser a melhor maneira de se achegar à Deus. Pegamos as tais convicções de fé e dizemos: "isso, isso e isso é o que Deus espera de você, faça isso, isso e isso e assim você estará mais próximo de Deus, siga esse, esse e esse passo e assim viverá tudo que Deus tem para sua vida", logo, despejamos um caminhão de LIXO, repito, LIXO religioso que nada mais faz do que tirar as pessoas do lamaçal do pecado e afogá-las no sub-mundo "cristão", onde estarão realmente "salvos" de si mesmos e do mundo. A partir daí, desenvolvemos uma enorme gama de estratégias para ganhar vidas para "Jesus", ou melhor dizendo ganhar vidas pensando na meta de fiéis que queremos.

Sabe, nos tornamos tão "convictos" de que somos a igreja certa, o credo certo, o caminho certo, que nos esquecemos de quem somos. Falamos tanto sobre santidade, fidelidade,castidade, prosperidade, sucesso, perfeição que nos esquecemos de quem somos. Não conseguimos enxergam que as "convicções" se tornaram intolerância. Tornamo-nos juízes de pessoas, de atitudes e esquecemos da missão.

Sabe caro leitor, assisto a muitos e muitos filmes de guerra, e algo me chama atenção, o fato de TODOS os soldados que são nomeados ou se voluntariam para uma missão saberem que a vida deles pouco importa desde que a MISSÃO seja cumprida com êxito.
Nossas convicções (intolerâncias) tem nos afastado de pessoas, e posso te provar isso. Temos inúmeros "cultos" semanalmente onde "ensinamos" (coloquei entre aspas ensinamos porque alguns manipulam mentes) as convicções que temos de ter e assim, saem dali vários convictos sobre tudo, porém, intolerantes com tudo e todos que se dizem não adeptos ao mesmo credo que aprendem semanalmente.
Não estou  aqui dizendo que todos os caminhos levam a Deus, não estou negando meu amor imensurável por Jesus, minha paz abundante na Palavra de Deus, apenas estou jogando para fora o que a igreja tem se tornado, intolerante.

Abaixo quero colocar declarações de duas pessoas, uma tem grande importância no mundo e a outra talvez seja apenas um desconhecido para você:

- Você pode ter sido criado na igreja,pode ter sido batizado na igreja, pode ter servido na igreja, pode ser que tenha casado na igreja, morrido na igreja e ainda assim acordar no inferno, caso você esteja meramente na igreja e não em Cristo. ( Papa Francisco, Vaticano, 2013 )

- Por que os cristãos agem de maneira tão terrivelmente hipócrita e farisaica quando nos dizem que são a única religião verdadeira e que todas as demais crenças estão erradas? Eles mostram uma atitude do tipo: " Meu deus é maior dos deuses no quarteirão e pode acabar com o seu deus". Não enxergo essa atitude naquilo que conheço de Jesus. ( Penny, EUA, 2007)

Precisamos nos reinventar como representantes de Deus, precisamos aprender a ser mais tolerantes com as pessoas, precisamos mudar nossas atitudes, precisamos parar de pensar em prédios e contas e pensar em pessoas. Creio que os homens precisam mais de outros seres humanos do que de estruturas bem elaboradas, creio que podemos usar convicções para gerar seres melhores para si mesmos antes de serem melhores para instituições religiosas, creio que podemos amar as pessoas sem uma lista "oculta" e secreta de passos que tal pessoa terá que seguir se quiser continuar no nosso meio. Penso, apenas penso, que a 3ª guerra mundial já começou e nome dela é: SOU CONVICTO SOBRE MINHAS CRENÇAS.

Se você que lê esse texto pertence ao protestantismo, catolicismo romano, budismo, exoterismo, ocultismo, espiritismo, ou qualquer outra crença, reflita e reveja suas convicções (intolerâncias).



2 comentários: